Thumb

Contexto

O projeto da Esporte Educa é uma plataforma no setor de educação e esportes que atua como um marketplace. Ela oferece um ambiente inovador onde instituições de ensino, entidades esportivas e atletas podem se conectar e colaborar em busca de oportunidades educacionais e esportivas. A plataforma é focada nas funcionalidades essenciais para a gestão de bolsas e intermédio entre instituições de ensino, esportistas e entidades esportivas. Ao servir como um intermediário facilitador, a Esporte Educa é projetada com foco nas funcionalidades essenciais para a gestão de bolsas, oferecendo uma plataforma centralizada onde instituições educacionais podem disponibilizar oportunidades de bolsas de estudo esportivas. Além disso, ela viabiliza um espaço de interação e networking para atletas em busca dessas bolsas e para as entidades esportivas que procuram talentos promissores. Assim sendo, a Esporte Educa é mais do que um marketplace, é uma comunidade que visa catalisar o potencial educacional e esportivo, unindo pessoas e instituições em busca de um desenvolvimento mais amplo e inclusivo.

Desafio Geral

Ao criar a plataforma, enfrentamos desafios na estruturação do frontoffice para proporcionar uma experiência intuitiva aos usuários finais, ao mesmo tempo em que desenvolvíamos um backoffice eficiente e robusto para gerenciar bolsas, instituições parceiras e atletas, garantindo a fluidez das operações.

Outros Desafios

  • Criar uma interface intuitiva para atender a múltiplos perfis de usuários.
  • Integrar as funcionalidades de forma intuitiva, sem sobrecarregar a experiência do usuário.
  • Garantir a acessibilidade e consistência visual em toda a plataforma.
Thumb Thumb

Minhas Contribuições

Minha atuação nesse projeto foi multifacetada, onde atuei de ponta a ponta sendo a principal responsável pelo projeto, desde a realização de pesquisas com usuários e stakeholders para mapear dores e oportunidades até a criação da interface do usuário em alta fidelidade e handoff para os desenvolvedores

  • Realização de pesquisas qualitativas, mapeando necessidades dos stakeholders e usuários para identificar dores e oportunidades.
  • Planejamento estratégico, com definição de roadmaps e priorização de atividades com base em OKRs (Objetivos e Resultados-Chave).
  • Realização de benchmarkings e análise de competidores, analisando as melhores práticas e identificando oportunidades de melhoria.
  • Assegurar a viabilidade técnica do produto, colaborando ativamente com o time de engenharia e equipes multidisciplinares.
  • Desenvolvimento de protótipos e wireframes detalhados utilizando o Figma, garantindo uma representação visual clara e precisa das soluções propostas.
  • Facilitação de testes de usabilidade, observando e analisando a interação dos usuários com o produto e identificando áreas de aprimoramento.
  • Criação de userflows, sitemaps e arquitetura da informação.
  • Elaboração de documentação completa para orientar a implementação das soluções de design.
  • Contribuição para a implementação do design system da plataforma.
  • Handoff e acompanhamento em conjunto com os desenvolvedores.

Resultados

Infelizmente, devido às diretrizes estabelecidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), não posso fornecer informações específicas ou detalhadas sobre certos aspectos do projeto, a fim de garantir a conformidade com as políticas de privacidade e proteção de dados. Embora detalhes específicos não possam ser compartilhados devido a acordos de confidencialidade, os testes realizados na plataforma revelaram resultados promissores, indicando uma boa receptividade da plataforma pelos usuários finais, consolidando sua eficácia na interação entre instituições de ensino, entidades esportivas e atletas.

Para conhecer o projeto em maior profundidade, entre em contato pelo Linkedln ou no e-mail: gabriela.paresqui@gmail.com

Thumb
Thumb